Como calcular o frete do Delivery no seu restaurante?

Como calcular o frete do Delivery no seu restaurante?

A dúvida sobre ter ou não um sistema de Delivery no seu restaurante tem crescido nos últimos anos e, muitas pessoas, não sabem que estão deixando de ganhar dinheiro. Conforme dados do IBGE, o brasileiro compromete em média 25% da sua renda com alimentação fora do lar. Em comparação a janeiro de 2018, as redes food service cresceram em 2,9% no mês de fevereiro. É o que afirma o IFB – Instituto Foodservice Brasil.

A princípio, você precisa entender o que ele pode trazer de retorno para o seu negócio e qual o custo desse serviço. Implementar um sistema de delivery pode ser uma excelente ferramenta de expansão. Contudo, ao pensar sobre um sistema de entregas, sempre surge uma questão: como calcular o valor de entrega dos produtos?

 

Vamos dar algumas dicas para você começar com o pé direito:

 

Métodos de entrega

Para saber como calcular o frete das entregas delivery do seu restaurante corretamente, é fundamental que primeiro se conheça os principais métodos de entrega, com suas respectivas vantagens e desvantagens. Só assim você poderá escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades.

 

Motoboy

Você ganha agilidade na entrega e reduz os custos de manutenção com veículos. Vide que, carros próprios, consomem mais combustível que outros meios de transporte, além de estarem sujeitos ao tráfego intenso nas grandes cidades e requererem uma manutenção mais custosa.

Além disso, você pode contratar motoboy terceirizados. No entanto, a contratação de um motoboy gerará custos empregatícios para seu restaurante e pode requerer a contratação de um seguro para o motorista.

 

Escolheu o meio de transporte? agora você precisa calcular o valor real do frete:

Distância

No Google Maps, através do recurso “Rotas”, é possível calcular a distância do seu estabelecimento até qualquer local na cidade. Utilize esse recurso para estimar as distâncias para diferentes bairros.

 

Combustível

Você pode fazer esse cálculo zerando o hodômetro no próximo abastecimento e calculando quantos quilômetros ele fará até o próximo abastecimento;

divida a quilometragem da viagem para cada bairro pelo consumo do veículo: esses são os litros consumidos em cada viagem;

multiplique o total de litros por viagem pelo preço da gasolina: esse é o custo com combustível da sua viagem!

Entregador

Caso seja necessário contratar seu entregador via CLT, lembrando que também pode contratar via MEI, deve calcular o custo anual do seu empregado (salário anual, décimo terceiro e férias) e dividir pelos dias trabalhados. Esse é o custo diário do seu funcionário.

 

Fale conosco e tenha o seu app personalizável e uma loja web com parcelas fixas e zero comissões!

Fonte: Nova Safra